SJC: Com o enredo ‘Palestina livre’, Acorda Peão desfila neste sábado, dia 10

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos
SJC: Com o enredo ‘Palestina livre’, Acorda Peão desfila neste sábado, dia 10
SJC: Com o enredo ‘Palestina livre’, Acorda Peão desfila neste sábado, dia 10

Contagem regressiva: é neste sábado (10), a partir das 9h, o tradicional desfile do Bloco Acorda Peão, que arrastará os foliões pelas ruas do centro de São José dos Campos.

O bloco, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, reúne trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais. Este ano, apresenta o samba-enredo “Palestina livre”. A letra traz críticas ao massacre do povo palestino pelo governo de Israel.

O samba também critica os planos do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para privatizar a Sabesp e chama atenção para a perseguição da Prefeitura de São José dos Campos aos moradores do Banhado.

O Acorda Peão une tradição, protesto e irreverência, em São José dos Campos. É o Carnaval com consciência de classe e muita diversão. Toda a população está convidada para o desfile”, afirma o secretário--geral do Sindicato, Renato Almeida.

O último ensaio será amanhã, dia 6, às 18h, na Praça Carlos Mandonado Campoy.

A bateria ficará por conta do grupo Batuque de Responsa.

contribua com o opinião socialista

Por que a escolha da Palestina como tema?

O massacre promovido por Israel contra o povo palestino não começou agora. Foram décadas de segregação racial e tratamento desumano imposto por Israel.

Agora, um genocídio está em curso. São mais de 26 mil mortes provocadas por Israel. A maioria das vítimas são mulheres e crianças.

O Sindicato apoia a luta dos palestinos, mas isso não significa ter acordo com o Hamas, que é uma organização política de pensamento autocrático e fundamentalista.

Exigimos que o governo Lula rompa relações diplomáticas com Israel, pelo massacre que levou a um cruel derramamento de sangue.

Bloco tem 26 anos de história

O Bloco Acorda Peão nasceu em 1998, com o nome Se liga, Brasil. Desde então, leva para a avenida temas que extrapolam o Carnaval.

Todo desfile traz críticas políticas e sociais. Na primeira edição, o alvo era o alto índice inflacionário no governo de FHC. De lá pra cá, os governantes não escaparam das alfinetadas do Acorda Peão.

O que o folião precisa saber

Desfile do Bloco Acorda Peão Samba-enredo: Palestina livre Quando: sábado (10), com concentração às 9h e saída às 10h Onde: saída da Praça Carlos Maldonado Campoy, seguindo pelas ruas centrais de São José dos Campos E depois? O desfile termina na mesma praça, mas a festa continua, com show gratuito da cantora Ju Nascimento Tem camiseta? Claro! Elas podem ser compradas na sede do Sindicato, sendo uma por R$ 30 ou duas por R$ 50, das 8h às 17h